Vovó

Vovó

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Índio sabido
Estava o Índio indolentemente sentado a beira do rio, pescando, quando chegou o homem branco.
Foi chegando de mansinho, parou a certa distância e se pôs a observar.
Viu o Índio pôr isca no anzol calmamente, depois atirá-lo na água, olhar sonhadoramente para os círculos que se formavam e desapareciam na corrente e, fincar a vara na margem barrenta do rio, espreguiçar-se, recostar-se e esperar pacientemente.
Viu o ligeiro movimento da linha, depois mais rápido, mais rápido - até atrair a atenção do índio.
Viu o Índio curvar-se para a vara, segurá-la, observar o vaivém da linha cada vez mais rápida, cada vez mais forte, e de repente, num pânico movimento brusca, felina, viril, sacar das águas um belo peixe de uns dois quilos.
E quando viu o Índio comer o peixe, jogar fora a vara para o lado e espichar-se na relva, acercou-se.
- como? Não vai pescar mais?
- não,
- por quê?
- já comi, agora, descansar.
- mas você pescou um peixe e tanto num instante
- pesquei.
- podia pescar outros
- pra que?
- podia salgar e guardar para depois.
- depois eu pesco
- mas podia pescar mais.
- pra que?
- podia salgar e vender peixes.
- e o que eu ia fazer com o dinheiro?
- comprar mais varas, mas anzóis e pagar uns garotinhos para pescar.
- pra que?
- Poderia pescar muitos peixes.
- e o que ia fazer com tantos peixes?
- vender, claro. Ganharia muito dinheiro.
- pra que?
- comprar barcos, molinetes e pescar lá no meio do rio.
- pescaria peixes muito maiores, e venderia, e ganharia mais dinheiro, e compraria mais barcos, redes, arpões e contrataria pescadores e...
- pra que?
- poderia até pescar no mar e pescar muito mais peixes, e camarões e baleias, e...
- pra que?
- ganharia muito dinheiro, montaria um frigorífico, uma industria, ficaria riquíssimo.
E então poderia pôr todo mundo trabalhando para você e ficar deitado o resto da vida, descansando, gozando a vida, apreciando a natureza.
- bom, isto já estou fazendo agora.
E virou para o lado e dormiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou Mãe,Avó, amo meus filhos, meus netos, Amo minha família. Devemos buscar amigos como buscamos livros. Não exija, que sejam muitos, mas que sejam fiéis, não exija que tenha boa profissão, mas sim bom coração. Deixe só as doces lembranças, e faça um lugarzinho para acolher as belezas que a vida te reserva. AMIGO (A) Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos Deus em nossas vidas é por isso que podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece. Beijos!!